Não vou perguntar-vos se o copo, está meio cheio ou meio vazio!
Mas, coloco a seguinte questão – Quando estão a segurar um copo, costumam pensar no seu peso?
Na verdade, o peso exato não é importante, só interessa, para ser mais percetível a analogia, que pretendo demonstrar entre o copo e as sensações negativas.
O peso do copo só é relevante, dependendo do tempo que o seguram. Se o segurarem por um minuto, não pesa nada, se o segurarem durante muito mais tempo, ficaram com dores no braço de menor ou maior intensidade, em função do tempo que o seguraram.
Apesar do peso do copo, ser sempre o mesmo e de não se alterar, acontece que quanto mais tempo o segura, mais pesado se torna.
As preocupações, dilemas ou qualquer outra sensação incomodativa, são como um copo que segura na mão, podem contribuir para aumentar o nosso nível de stress. E como é que isso acontece?
Se pensar nos problemas, durante algum tempo não lhe acontece nada. Se pensa nos dilemas muito tempo, começam a perturbar e aumentam a ansiedade. Mas, se não deixar de pensar nas mesmas preocupações, durante dias ou semanas, ficam angustiados, bloqueados, sem reação para agir e resolver novas situações.
Sugiro que nas próximas preocupações, percebam qual o momento certo, em que devem largar o copo. Evitando também, sentimentos de culpa quando os problemas não dependem exclusivamente de si para serem resolvidos.
Aprenda a gerir prioridades
O aumento da ansiedade e do próprio stress, está muitas vezes relacionado com o nosso desejo de controlar, tudo o que acontece à nossa volta, e de querer antecipar em pensamento o que irá acontecer, não deixando fluir o seu percurso normal. Aprender a aceitar que as circunstâncias externas não dependem, na maior parte das vezes de nós, ajuda a diminuir em parte a nossa ansiedade.
Nos momentos em que andamos mais agitados, precisamos de ter à nossa volta as coisas organizadas, seja no trabalho ou em casa, mas o que acontece nessas alturas, é geralmente o contrário, a desorganização é maior que em alturas de maior tranquilidade. Essa constatação ainda aumenta mais os níveis de stress, o que contribui para aumentar ainda mais, a necessidade de controlar o caos à nossa volta, este ciclo só incrementa a agitação interna.
É um conflito interno que se instá-la e começa a influenciar o nosso dia-a-dia, contribuindo para aumentar ainda mais o nosso estado de tensão. Ao ter consciência do que está a acontecer, pare, planeie e organize as tarefas por etapas mas, estabeleça expectativas realistas para as terminar. Sem desejar realizar tudo ao mesmo tempo.
A quantidade de tarefas que temos de desempenhar, é uma constante nos nossos dias mas, nem sempre dispomos de tempo para fazer tudo o que queremos, mas ter objetivos irrealistas ajuda.
O tempo para alcançar os objetivos pretendidos, é um dos fatores de maior stress. O tempo é escasso para realizar tudo o que queremos e, se por um lado, ficamos aquém do proposto, por outro a nossa agitação interna aumenta ainda mais. Consequentemente, surge a sensação de frustração.
Andamos sempre apressados, porque estamos sempre atrasados para a atividade seguinte. Estamos num local e, já deveríamos estar noutro. Não saber gerir o tempo, só aumenta a nossa tensão interior.
É importante lembrar-se de:
*Definir tarefas e prioridades, ajuda não entrar em stress;
*Estabeleça objetivos realistas e prioridades. Realizar primeiro as atividades mais importantes no tempo que dispomos;
*Gerir o tempo para cada uma das atividades;
*Deixar fluir as coisas, tentando não controlar tudo, muito menos o que não depende de si.
5 Sugestões eficazes para gerir prioridades
Prioridade vem do latim, prior que significa anterior,
a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra
coisa, seja em termos de tempo ou
de ordem. Aquilo ou aquele que tem prioridade encontra-se em primeiro em
comparação com outras coisas ou pessoas.
Prioridade
é fazer o que é mais importante ou o que deve ser realizado em primeiro lugar.
Os fatores que contribuem para as definir, são geralmente tempo e o dinheiro.
1- Definir as prioridades – Quais são as suas? A maior dificuldade
é saber quais são, especialmente quando existem inúmeras prioridades para fazer
quase ao mesmo tempo. Analise, escreva e atribua-lhes uma ordem para alcançar
os objetivos que deseja. Podem ser várias, mas convém ser separadas por áreas,
para visualizar melhor, tais como, trabalho, família, viagens, compras…
2- Existir motivação – É preciso sentir que existe uma razão para
essa prioridade. É esse o motivo em que deve pensar para manter motivação.
3-Não pense no que tem de fazer depois - Após ter enumerado as
prioridades por áreas, concentre-se na prioridade mais importante por área e
tente esquecer as restantes. Assim evita pensar em tudo o que tem para fazer.
4-Escolha o local ideal em que deve realizar cada uma das
prioridades. Procurando evitar todos os estímulos impeditivos para a sua
concretização.
5- Determine horários fixos – Se cumprir o horário estabelecido,
vai conseguir fazer o que definiu e, concentre-se no que está a fazer,
aumentando a produtividade.
Imagine agora que os acontecimentos na sua vida são semelhantes ao transito caótico numa grande cidade... e tem de conduzir todos os dias...pode não gostar, mas mais tarde ou mais cedo habitua-se... é o mesmo que acontece com os sentimentos inconstantes. É recomendável que se aprenda a gerir as emoções para alcançar maior autocontrole.
Vamos imaginar um semáforo sempre que for preciso lidar com algumas emoções que provoquem alguma instabilidade emocional.
Com o recurso deste semáforo imaginário, é possível fazer uma melhor gestão dos sentimentos, ajudando-nos a perceber qual a melhor maneira de obter uma ação mais eficaz. É uma boa estratégia para se aprender a controlar os impulsos emocionais mais desestabilizadores.
Como controlar os impulsos e gerir sentimentos com o SEMÁFORO
Luz vermelha
1. Procure acalmar-se e pense antes de agir!
Luz amarela
2. Pense em determinado problema e no que sente, relativamente ao mesmo
3. Procure novos objetivo positivos para o resolver
4. Examine as várias situações possíveis
5. Analise as consequências
Luz verde
6. Avance e tente seguir com o melhor plano.
O aumento da ansiedade e do próprio stress, está muitas vezes relacionado com o nosso desejo de controlar, tudo o que acontece à nossa volta, e de querer antecipar em pensamento o que irá acontecer, não deixando fluir o seu percurso normal. Aprender a aceitar que as circunstâncias externas não dependem, na maior parte das vezes de nós, ajuda a diminuir em parte a nossa ansiedade.
Nos momentos em que andamos mais agitados, precisamos de ter à nossa volta as coisas organizadas, seja no trabalho ou em casa, mas o que acontece nessas alturas, é geralmente o contrário, a desorganização é maior que em alturas de maior tranquilidade. Essa constatação ainda aumenta mais os níveis de stress, o que contribui para aumentar ainda mais, a necessidade de controlar o caos à nossa volta, este ciclo só incrementa a agitação interna.
É um conflito interno que se instá-la e começa a influenciar o nosso dia-a-dia, contribuindo para aumentar ainda mais o nosso estado de tensão. Ao ter consciência do que está a acontecer, pare, planeie e organize as tarefas por etapas mas, estabeleça expectativas realistas para as terminar. Sem desejar realizar tudo ao mesmo tempo.
A quantidade de tarefas que temos de desempenhar, é uma constante nos nossos dias mas, nem sempre dispomos de tempo para fazer tudo o que queremos, mas ter objetivos irrealistas ajuda.
O tempo para alcançar os objetivos pretendidos, é um dos fatores de maior stress. O tempo é escasso para realizar tudo o que queremos e, se por um lado, ficamos aquém do proposto, por outro a nossa agitação interna aumenta ainda mais. Consequentemente, surge a sensação de frustração.
Andamos sempre apressados, porque estamos sempre atrasados para a atividade seguinte. Estamos num local e, já deveríamos estar noutro. Não saber gerir o tempo, só aumenta a nossa tensão interior.
É importante lembrar-se de:
*Definir tarefas e prioridades, ajuda não entrar em stress;
*Estabeleça objetivos realistas e prioridades. Realizar primeiro as atividades mais importantes no tempo que dispomos;
*Gerir o tempo para cada uma das atividades;
*Deixar fluir as coisas, tentando não controlar tudo, muito menos o que não depende de si.
5 Sugestões eficazes para gerir prioridades
Prioridade vem do latim, prior que significa anterior,
a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra
coisa, seja em termos de tempo ou
de ordem. Aquilo ou aquele que tem prioridade encontra-se em primeiro em
comparação com outras coisas ou pessoas.
Prioridade
é fazer o que é mais importante ou o que deve ser realizado em primeiro lugar.
Os fatores que contribuem para as definir, são geralmente tempo e o dinheiro.
1- Definir as prioridades – Quais são as suas? A maior dificuldade
é saber quais são, especialmente quando existem inúmeras prioridades para fazer
quase ao mesmo tempo. Analise, escreva e atribua-lhes uma ordem para alcançar
os objetivos que deseja. Podem ser várias, mas convém ser separadas por áreas,
para visualizar melhor, tais como, trabalho, família, viagens, compras…
2- Existir motivação – É preciso sentir que existe uma razão para
essa prioridade. É esse o motivo em que deve pensar para manter motivação.
3-Não pense no que tem de fazer depois - Após ter enumerado as
prioridades por áreas, concentre-se na prioridade mais importante por área e
tente esquecer as restantes. Assim evita pensar em tudo o que tem para fazer.
4-Escolha o local ideal em que deve realizar cada uma das
prioridades. Procurando evitar todos os estímulos impeditivos para a sua
concretização.
5- Determine horários fixos – Se cumprir o horário estabelecido,
vai conseguir fazer o que definiu e, concentre-se no que está a fazer,
aumentando a produtividade.
Imagine agora que os acontecimentos na sua vida são semelhantes ao transito caótico numa grande cidade... e tem de conduzir todos os dias...pode não gostar, mas mais tarde ou mais cedo habitua-se... é o mesmo que acontece com os sentimentos inconstantes. É recomendável que se aprenda a gerir as emoções para alcançar maior autocontrole.
Vamos imaginar um semáforo sempre que for preciso lidar com algumas emoções que provoquem alguma instabilidade emocional.
Vamos imaginar um semáforo sempre que for preciso lidar com algumas emoções que provoquem alguma instabilidade emocional.
Com o recurso deste semáforo imaginário, é possível fazer uma melhor gestão dos sentimentos, ajudando-nos a perceber qual a melhor maneira de obter uma ação mais eficaz. É uma boa estratégia para se aprender a controlar os impulsos emocionais mais desestabilizadores.
Como controlar os impulsos e gerir sentimentos com o SEMÁFORO
Como controlar os impulsos e gerir sentimentos com o SEMÁFORO
Luz vermelha
1. Procure acalmar-se e pense antes de agir!
Luz amarela
1. Procure acalmar-se e pense antes de agir!
Luz amarela
2. Pense em determinado problema e no que sente, relativamente ao mesmo
3. Procure novos objetivo positivos para o resolver
4. Examine as várias situações possíveis
5. Analise as consequências
Luz verde
6. Avance e tente seguir com o melhor plano.
4. Examine as várias situações possíveis
5. Analise as consequências
Luz verde
6. Avance e tente seguir com o melhor plano.
Sem comentários:
Enviar um comentário