Motivos para fazer psicoterapia


No momento em que desenvolvemos autoconhecimento, aprendemos simultaneamente a lidar melhor com as situações, devido à criação de recursos para enfrentar as adversidades com que nos deparamos no nosso quotidiano

Existem alturas da nossa vida, onde sentimos tanto sofrimento e as dificuldades com que nos deparamos são tão desgastantes que por vezes, temos a sensação de não saber o que fazer ou que decisões devemos tomar, pensamos que não existe ninguém que nos possa ajudar, seja por não entender os nossos problemas ou por não termos ninguém com quem os partilhar e, também pode ser, pelo facto de não pretendermos dar a conhecer a nossa realidade. 

Como não queremos expor as nossas fragilidades, guardamos tudo dentro de nós, e sofremos sozinhos, pensando que procurar ajuda de um psicólogo, não é para o seu caso que isso é para quem não sabe resolver as coisas ou que é para quem tem perturbações psiquiátricas…

Sentir mal-estar psicológico pode manifestar-se de diversas formas e aparecer em vários momentos da vida. Pode ser originado por situações específicas, tais como, stress, problemas relacionais, profissionais, luto, divórcio, podendo desenvolver sintomas diversificados, como ansiedade, cansaço generalizado, insónia, medo, dores de cabeça, entre outros.

Nestas situações deve procurar um psicoterapeuta, por forma a ultrapassar esses sintomas mais rapidamente, mesmo que não sofra de nenhuma perturbação, a psicoterapia ajuda a pessoa a encontrar equilíbrio psicológico em várias situações de vida, obtendo melhor autoconhecimento que promove melhor qualidade de vida.

Quando a pessoa se centra apenas no sintoma, o mesmo, até pode desaparecer em determinada altura, mas tendencialmente reaparece ou pode despontar outros, por não terem sido tratadas as causas que comprometem o bem-estar psíquico. O seu mal-estar é desencadeado pelas relações que interiorizou ao longo da vida. Só quando compreender as verdadeiras causas que lhe provocam sofrimento, é que consegue descobrir novas formas de pensar que alteram a sua forma de sentir. A auto-analise, é a única forma de saber quais são os aspectos inconscientes que lhe causam mal-estar. 

A psicoterapia promove a descoberta das causas e dá sentido às situações que estão a ser difíceis de lidar, possibilitando a mudança e o desenvolvimento pessoal. O processo terapêutico, permite-lhe ultrapassar os problemas mais facilmente, evitando, passar tanto tempo em sofrimento, conseguindo adquirir novos recursos e perspectivas, obtendo assim, uma nova perspectiva e  energia para agir perante as adversidades

A decisão de procurar ajuda, é muitas vezes difícil, por envolver resistência que dificulta essa tomada de decisão, mas psicoterapia é um recurso imprescindível para resolver inúmeros problemas. Saliento alguns:


.Os sintomas psicossomáticos são eliminados;

.Desenvolve nova dinâmica interpessoal; 

.Sente que não está só nas dificuldades;

.Os sentimentos negativos desaparecem;

.Evita a tomar de medicação;

.Reprograma o cérebro;

.Os efeitos da psicoterapia, perduram para sempre, ajudando posteriormente a gerir melhor as dificuldades futuras.




A única maneira de conseguir ser feliz é saber o que deseja para si e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o conseguir, mas muitas vezes, isso só é possível quando desenvolve autoconhecimento e aprende a gostar da pessoa que realmente é.

Só quando descobre as verdadeiras causas emocionais, é que consegue encontrar novas maneiras, de pensar, agir e de sentir.
Não podemos mudar nenhuma situação, nem conseguimos deixar de agir de modo diferente, enquanto não aceitarmos quem somos.














Sem comentários:

Enviar um comentário