terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Como acordar com mais energia em 8 passos



Se é dos que quando o despertador toca só lhe apetece ignorá-lo (ou mesmo parti-lo...) e ficar debaixo dos cobertores, vale a pena conferir estas oito dicas.

1- DURMA

Parece senso comum, mas a verdade é que não há melhor truque para acordar "fresco" do que uma boa noite de sono. E para isso, há alguns cuidados a ter em conta:
- Nada de cafeína durante a tarde
- Ao jantar, não beba mais do que um copo de vinho, uma vez que, em grandes quantidades, pode facilitar o adormecer mas depois vai levá-lo a acordar várias vezes durante a noite
- Atenção à temperatura do quarto: uma queda na temperatura é uma "pista" natural que faz o corpo adormecer
- Não fazer exercício perto da hora de dormir
- Afaste-se de todos os ecrãs - sim, smartphone incluído - uma hora antes de dormir, uma vez que a luz leva o cérebro a pensar que é de dia
2 - LEVANTE-SE SEMPRE À MESMA HORA, MESMO AOS FINS-DE-SEMANA

O nosso ritmo circadiano, o processo biológico que conduz o ciclo sono-vigília, precisa de consistência para funcionar corretamente.
Nem todos precisam oito horas de sono por noite. Mas se se levantar todos os dias à mesma hora, o seu próprio corpo vai começar a indicar-lhe a melhor hora para se deitar para conseguir esse número de horas ideal de descanso.
3- NÃO CARREGUE NO BOTÃO DOS "MAIS CINCO MINUTOS"

Por irresistível que possa parecer ficar "só mais um bocadinho", quando o despertador tocar, levante-se. Deixar o despertador ir tocando de x em x minutos só leva a um sono fragmentado que vai fazê-lo acordar mais cansado. Se não confia em si próprio... aceite o velho truque de colocar o despertador num sítio onde não lhe chegue sem se levantar.
4 - BEBA ÁGUA ASSIM QUE SE LEVANTAR

Ao contrário do que possa parecer, perdemos muitos líquidos enquanto dormimos. A desidratação pode causar uma sensação de lentidão e sonolência, pelo que beber água logo ao despertar pode ajudá-lo a sentir-se mais alerta.
5 - PROCURE LUZ

A luz é o principal elemento que influencia os ritmos circadianos, portanto há que levantar os estores ou afastar cortinados mal acorde. Se o quarto não tem luz natural, é de considerar a hipótese de uma luz programável que simule o amanhecer. Mais simples ainda: acenda a luz mal se levante.
6- RESPIRE

Um estudo da Universidade de Oxford descobriu que a respiração usada no Yoga têm um efeito revigorante física e mentalmente. Numa das suas formas simples pode ser feita deitado na cama: inspire profundamente pelo nariz, enchendo de ar primeiro a barriga, que deve expandir-se como um balão. Continue a inspirar, expandindo agora as costelas. Quando já não conseguir inspirar mais, expire lenta mas completamente através do nariz. Repita entre 6 a 10 vezes.
7 - FAÇA EXERCÍCIO TODAS AS MANHÃS

O exercício não precisa de ser vigoroso. Na verdade, exercícios suaves de Yoga ou Tai Chi mostraram-se eficazes na missão de começar o dia com mais energia (pode procurar vídeos no YouTube). O ideal seria praticar por 20 minutos, mas cinco de atividade mais intensa cumprem o objetivo.

8 - TOME UM PEQUENO-ALMOÇO RICO EM PROTEÍNAS
De manhã, a proteína converte-se em dopamina, que energiza o corpo. A carne é uma fonte óbvia, mas há vários alimentos ricos em proteínas: feijão, ervilhas, ovos, soja, avelãs e sementes. Hidratos de carbono (pão e cereais) devem ser consumidos com moderação, assim com alimentos processados com muito açúcar adicionado, que vão provocar uma sensação de moleza.
Artigo publicado in Visão

Sem comentários:

Publicar um comentário